Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11607
Título: O programa Mais Educação em uma escola estadual de Campina Grande/PB: refletindo acerca do macrocampo acompanhamento pedagógico
Autor(es): Rafael, Simone Lima
Palavras-chave: Programa Mais Educação
Educação Integral
Acompanhamento Pedagógico - Macrocampo
Data do documento: 9-Set-2016
Resumo: O presente trabalho analisa conhecimentos e experiências de ensino e aprendizagem, oferecidos através do Programa Mais Educação (PME), especificamente no componente curricular denominado macrocampo “Acompanhamento Pedagógico”, em uma escola da rede estadual de ensino em Campina Grande/PB. O PME, cuja finalidade era promover uma educação integral, pública, democrática e de qualidade para crianças e jovens brasileiros/as pobres, constitui-se numa política educacional criada pelo Governo Federal em 2007 através da Portaria Interministerial n.º 17/2007. Destina-se a atender crianças e jovens pertencentes às famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família em escolas públicas dos diversos estados e cidades brasileiras, tais como Campina Grande/PB, onde se localiza a escola tomada como campo empírico para esta pesquisa. Como procedimento metodológico, adota-se a análise documental com recurso de entrevistas semiestruturadas, realizadas com a coordenadora e a monitora do macrocampos, numa escola estadual de Campina Grande/PB. Os dados obtidos foram interpretados a partir das perspectivas teóricas de Silva e Silva (2010), Sampaio e Galian (2012) e Cavaliere (2002, 2012), Santa Rosa (2014) e Moreira (2014). Conclui-se que o PME se constitui em um programa que aprofunda a ideia de educação compensatória, no qual o macrocampos Acompanhamento Pedagógico se apresenta como um novo campo disciplinar que não tem corroborado a proposta de currículo integrado, uma vez que não existe um planejamento, nem um trabalho que o articule com o denominado currículo “tradicional”, oferecido no contra turno do curso.
Descrição: RAFAEL, S. L. O programa Mais Educação em uma escola estadual de Campina Grande/PB: refletindo acerca do macrocampo acompanhamento pedagógico. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11607
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Lima Rafael.pdf18.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.