Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11645
Título: A literatura de cordel no ensino médio: experiência do estágio supervisionado
Autor(es): Sousa, Thaise de Medeiros
Palavras-chave: Ensino de literatura
Cordel
Sala de aula
Estágio supervisionado
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: O ensino da literatura na educação básica tem como principal objetivo a formação de leitores, no entanto o que se observa, muitas vezes, são aulas de literatura ainda centradas no ensino de aspectos estruturais dos textos assim como a ênfase na memorização de datas e nomes de autores e obras. Desta forma, o texto passa a ser visto pelos alunos de forma mecânica, ou seja, o ensino da literatura é substituído por um ensino em que a leitura do texto literário é realizada como pretexto para se ensinar a gramática. Com o objetivo de modificar essa realidade, os documentos oficiais apresentam orientações para que se tenha um ensino literário eficaz. Tendo isso em mente, o presente trabalho tem como objetivo discutir, através da descrição e análise do estágio supervisionado, mais especificamente do roteiro planejado e desenvolvido no estágio, uma proposta para o ensino de literatura que objetivou a formação do leitor, através da literatura de cordel. O roteiro planejado foi aplicado em uma turma de terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio DR. Elpídio de Almeida-PRATA, localizada em Campina Grande-PB. A metodologia de ensino priorizou aulas dialogadas que buscaram a interação com os discentes, objetivando despertar o interesse dos alunos para o texto e gerar conhecimento, em oposição a apenas transmitir o conteúdo. O trabalho encontra-se fundamentado teoricamente nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e suas propostas para o ensino da literatura, na discussão promovida por Solé (1998) sobre as estratégias de leitura, Marinho e Pinheiro (2012) com suas contribuições a cerca do trabalho com a literatura de cordel em sala de aula, Guimarães (2002) que fala sobre o estágio supervisionado, além de outros autores. A análise da experiência vivenciada reafirmou a importância do planejamento docente para a organização do trabalho pedagógico e para alcançarmos os objetivos previstos, bem como a responsabilidade das licenciaturas em preparar bem o aluno da graduação, uma vez que o campo de estágio revela muitos desafios, que para serem superados exigem profissionais fundamentados nos aspectos teóricos e metodológicos.
Descrição: Sousa, T de M. A literatura de cordel no ensino médio: experiência do estágio supervisionado. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11645
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - THAISE DE MEDEIROS SOUSA.pdf567.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.