Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11646
Título: A voz feminina em Requiem para o Navegador Solitário: um estudo sobre a obra de Luís Cardoso e a literatura timorense
Autor(es): Corrêa, Emanuela Moura
Palavras-chave: Timor Leste
Narrativa
Personagem
Literatura timorense
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise de cunho crítico-literário e sociológico, com foco na literatura timorense. Consistindo primordialmente numa reflexão crítica da obra e dos elementos estruturadores personagem e narrador, o trabalho centra-se no romance do escritor timorense Luís Cardoso, Réquiem para o navegador solitário (2007), discutindo, ainda, aspectos que perpassam a história, interculturalidade, discussões em torno do feminino, integrados ao estudo da narrativa. Neste sentido, a pesquisa visou, sobretudo, a colaborar para uma expansão do interesse do leitor universitário pela literatura timorense, estabelecendo laços de empatia pela consideração das relações entre literatura e interculturalidade. Os eixos temáticos observados, além de abrangerem os apontamentos mencionados acima, também envolvem subtemas que permeiam o universo das discussões de gênero e construção da narrativa em torno da voz feminina do autor. O objetivo geral desta pesquisa é realizar uma apreciação do texto literário, mais especificadamente o romance, observando os apontamentos supracitados que dizem respeito também à construção social e identitária em que a personagem principal está inserida. Especificamente, pretende-se analisar, na obra em destaque, os elementos estruturais Personagem e Narrador, tomando-o como portador de características pós-modernas. Entre os pressupostos teóricos, destacam-se Marcos (1995), Beauvoir (1970), Santos (2001), Brandão (2004), D’Onofrio (2007), Costa (2012), Ferrari (2011) e Dalcastagnè (2012) Tal proposta busca valorizar a literatura timorense e permite contato com uma obra singular pela sua qualidade literária, além de conhecer autores pós-coloniais, e suas representações na contemporaneidade.
Descrição: Corrêa, E. M. A voz feminina em Requiem para o Navegador Solitário: um estudo sobre a obra de Luís Cardoso e a literatura timorense. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11646
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - EMANUELA MOURA CORRÊA.pdf573.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.