Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11655
Título: “Tendências neolatinizantes do Latim vulgar”: aspectos de mudança linguística confirmadas na derivação portuguesa
Autor(es): Santos, Fabiana Conceição Costa
Palavras-chave: Latim vulgar
Língua portuguesa
Gênese da língua
Mudança linguística
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Esta pesquisa centra-se no estudo voltado a perceber os aspectos de mudança linguística confirmadas na língua Portuguesa. Para tanto, analisaremos por meio dos estudos históricos da língua portuguesa, sobretudo do LV. Com base em um recorte nos estudos da modalidade do Latim Vulgar a partir da Península Ibérica. O objetivo é apresentar os problemas que buscam esclarecer fenômenos relacionados à evolução do Latim Vulgar até se tornar língua portuguesa, bem como discutir as questões geográficas e políticas que de forma imprescindível para a formação que a língua portuguesa veio a adquirir, a partir das influências das Tendências neolatinizantes que será demonstrada em seus aspectos lexicais, fonéticos, morfológicos e sintáticos. Assim, podemos apreciar de início um pouco sobre a evolução da LP. Contudo, Investigamos como e de que modo a modalidade da língua falada (Latim Vulgar) foi fator primordial para a formação das línguas neolatinas. Para isso buscamos suporte teórico em (Coutinho, 2005), (Furlan, 2006), (Silva Neto, 1946), (Hauy, 2008) entre outros.
Descrição: Santos, F. C. C. “Tendências neolatinizantes do Latim vulgar”: aspectos de mudança linguística confirmadas na derivação portuguesa. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11655
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FABIANA CONCEIÇÃO COSTA SANTOS.pdf574.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.