Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guimarães, Tâmara Monique Alves | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-07T15:43:34Z | - |
dc.date.available | 2016-11-07T15:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 .21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11659 | - |
dc.description | Guimarães, T. M. A. A educação infantil sob a ótica das professoras da educação infantil da Creche Filismina Gonçalves de Queiroz no Município de Puxinanã - PB. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Está pesquisa está ligada a prática docente e a formação de professores, e apresenta uma discussão a respeito dos elementos importantes na construção do perfil profissional e acadêmico das professoras de Educação Infantil de uma Creche no Município de Puxinanã-PB. Historicamente, essas profissionais são responsáveis pelo cuidado e a educação das crianças de três a cinco anos de idade e com isso não era necessário qualquer tipo de aperfeiçoamento ou qualificação profissional para desenvolver este tipo de trabalho, fato este, que vêm sendo alterado com o passar dos anos, tanto por parte das instituições de Educação Infantil como dos próprios profissionais atuantes da área. Para traçar um perfil profissional destas professoras, faz-se necessário levar em consideração alguns critérios como: opção profissional, motivações, expectativas, desafios, dúvidas, objetivos sobre seu próprio trabalho e práticas adotadas na formação de uma identidade que ainda vêm sendo bastante discutida e questionada. Ora por colegas de profissão, ora por uma sociedade especuladora e manipuladora da educação e de como a educação é oferecida principalmente onde é ofertada, e buscando assim enfocar se a base curricular para esse segmento está sendo seguida e colocada realmente em prática. Buscando entender a disparidade entre o cuidar e o educar, esta pesquisa está amparada por dados recolhidos e observados na escola já citada anteriormente, tendo como metodologia, a pesquisa descritiva, de cunho observatório e coleta de dados, buscando atingir uma amostragem qualitativa, com aplicação de questionários, os quais ajudarão a traçar o perfil dos profissionais que atuam nas turmas de educação infantil e do ambiente escolar em que a Educação Infantil é oferecida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Marta Lúcia de Souza Celino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Expectativa e realidade | pt_BR |
dc.title | A educação infantil sob a ótica das professoras da educação infantil da Creche Filismina Gonçalves de Queiroz no Município de Puxinanã - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - TÂMARA MONIQUE ALVES GUIMARÃES.pdf | 607.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.