Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11668
Título: Síndrome de Burnout em professores
Autor(es): Oliveira, Rosalva de
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Professores
Trabalho
Doença
Data do documento: 24-Out-2016
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer as causas da Síndrome de Burnout em professores. A abordagem metodológica é de cunho qualitativa. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados para a pesquisa, a observação no ambiente educacional e entrevistas com professores que adquiriram a síndrome. Nos fundamentamos em autores como Dejours, Kuenzer, Carlloto, entre outros para conhecermos ao conceito da síndrome de burnout. Essa síndrome se diferencia das demais patologias como, por exemplo, o estresse, pois está diretamente relacionada ao ambiente no qual o indivíduo trabalha, ou seja, há uma interferência em sua vida profissional e não necessariamente na vida pessoal. A profissão acaba se tornando exaustiva e desmotivante para o mesmo. Entrevistamos dois professores que foram diagnosticados com tal síndrome. Ao final da investigação concluímos que a Síndrome de Burnout, adquirida pelo professor pode afetar também a aprendizagem dos alunos, pois a motivação que existia antes dá lugar a uma gama de outros sentimentos pela escola e pelos discentes. A doença ainda é desconhecida pela maioria das pessoas e também por alguns médicos e assim o profissional da educação que adquire a síndrome não tem condições de tratá-la como uma patologia real e poucos são afastados do trabalho por esse motivo. Constatamos, também, que a realidade vivida pelos docentes atualmente nos mostra o aumento do índice da síndrome entre os professores devido às condições de trabalho em que os mesmos são submetidos. Desse modo, entendemos que à medida em que conhecemos melhor essa síndrome e identificamos as dimensões que ela pode atingir, podemos buscar ações que nos ajudam a preveni-la.
Descrição: Oliveira, R de. Síndrome de Burnout em professores. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11668
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -ROSALVA DE OLIVEIRA.pdf577.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.