Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11691
Título: Prevalência de quedas e fadiga muscular em idosos praticantes de atividade física
Autor(es): Silva, Luênia Francirley Lourdes da
Palavras-chave: Atividade física
Quedas
Fadiga muscular
Idosos
Data do documento: 17-Nov-2015
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência de quedas em idosos envolvidos em programa de atividade física, considerando o índice de massa corporal (IMC), o nível de atividade física praticada e de fadiga muscular. Para a realização da pesquisa, foram realizadas as seguintes etapas: assinatura do Termo de Consentimento livre e Esclarecido; anamnese para verificar alguns aspectos de saúde; avaliação antropométrica; Questionário de Baecke Modificado para Idosos; mensuração do nível de fadiga muscular por meio do teste sentar e levantar em 30 segundos (TSL30s) e, ainda, a utilização do protocolo experimental de indução de fadiga, observando a pressão arterial antes e após a realização dos testes. As informações estatísticas foram obtidas por meio do programa estatístico SPSS 22.0. Onde foi realizada estatística descritiva por meio da média e desvio padrão, para variáveis numéricas. Também foi utilizado o teste t-Student para comparar as características amostrais. Para verificar a correlação entre as variáveis discretas, foi utilizado o teste de Pearson. Em todas as análises foi utilizado o nível de significância p<0,05, com intervalo de confiança de 95%. Observou-se neste estudo uma maior ocorrência de quedas entre idosos com excesso de peso pré e pós-treinamento (21,4% - 14,2%). E, ainda, que os idosos mais pesados de ambos os sexos possuíam um pior desempenho nos testes antes do programa de musculação. Em relação ao nível de atividade física, a maioria são ativos (78,5%), quando se trata apenas da atividade da vida diária e esportivas. No TSL30s não teve melhora significativa, comparando-se pré e pós treinamento. Já no teste de indução a fadiga, observou-se melhor desempenho na média com o acréscimo de 87,94 segundos até a fadiga momentânea. Podemos concluir: Quanto maior o nível de atividade física, menos o idoso é exposto a quedas; Durante o período da intervenção, houve uma diminuição no número de quedas entre os idosos participantes; O programa de musculação não apresentou melhoria dos escores do TSL 30s, já no protocolo de indução de fadiga, o programa mostrou-se efetivo ao prolongar o tempo de fadiga durante o teste experimental.
Descrição: SILVA, L. F. L. da. Prevalência de quedas e fadiga muscular em idosos praticantes de atividade física. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11691
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luênia Francirley Lourdes da Silva.pdfPDF - Luênia Francirley Lourdes da Silva2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.