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Título: Telemarketing e assédio moral: Uma abordagem logoterapêutica
Autor(es): Rocha, Micaelly de Sousa
Palavras-chave: Sentido do trabalho
Logoterapia
Telemarketing
Assédio moral
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Assédio moral é toda conduta abusiva, que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e prolongada durante a jornada de trabalho, transformando o ambiente de trabalho em um lugar de sofrimento. A pesquisa teve por objetivo identificar a incidência do assédio moral entre teleoperadores e analisar, este assédio, à luz da Logoterapia. O método utilizado foi um estudo de caráter quantitativo com objetivos exploratórios, constituída por uma amostra de 200 participantes. Para mensurar o assédio moral optou-se por um questionário tipo likert composto por 58 questões elaborado por Nery (2005) e validado por Aleixo Junior et.al (2009). A análise dos dados foi realizada por meio do pacote estatístico SPSS. Os resultados obtidos foram analisados a partir de três dimensões: Atos de Humilhação e Desprezo, Desqualificação e Desvalorização Profissional e Barreiras a Autonomia e a Participação. Na primeira dimensão, Atos de Humilhação e Desprezo, a variável que apresentou o maior índice de assédio moral foi: sua vida particular é criticada de forma repetitiva e prolongada durante a jornada de trabalho, (5,6%); na segunda dimensão, Ações de Desqualificação e Desvalorização Profissional, a variável que apresentou maior ocorrência foi: Seu horário de trabalho é controlado e fiscalizado de maneira exagerada (29,8%); e na terceira dimensão, Barreiras a Autonomia e a Participação a variável de maior índice foi Sugestões não são aceitas facilmente (64,1%). Confirmando a incidência do assédio moral no trabalho do teleoperador, propiciando um ambiente de trabalho hostil, desvalorização profissional e relações interpessoais conflituosas. Em seguida, esse quadro de assédio moral foi analisado à luz da logoterapia, onde a partir da qual pode-se afirmar que diante da falta de sentido na realização do trabalho, o teleoperador deve se posicionar e tomar uma atitude perante o sofrimento enfrentado.
Descrição: ROCHA, M. de S. Telemarketing e assédio moral: Uma abordagem logoterapêutica. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11706
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