Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1172
Título: A importância da geografia no cotidiano escolar: um estudo de caso, o movimento pendular dos alunos do Centro Educacional Osmar de Aquino, Guarabira - PB
Autor(es): Araújo, Patrícia Gomes de
Palavras-chave: Geografia - ensino
Migração
Realidade do Aluno
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: Este trabalho tem por finalidade trazer os resultados obtidos na experiência do estágio supervisionado II, inserindo os conteúdos dos livros didáticos para a realidade do aluno dentro da perspectiva do Cotidiano Escolar. Sendo neste, destaque para os fenômenos urbanos inseridos nos contexto geográfico da sociedade guarabirense para o ensino de Geografia, com uma percepção clara e objetiva, interligando os conteúdos com a realidade local dos educandos, no nosso caso, a Migração Interna com o Movimento Pendular. Fundamentado nas pesquisas levantadas em um retrospecto da história do Ensino de Geografia, desde as Companhias de Jesus às mais diversas teorias como exemplo a de Yves Chevallard, Yvor Goodson, André Chervel, Delgado de Carvalho, e os mais contemporâneos, Circe Bittencourt, Milton Santos, Visentini, entre outros. Apresentar novas metodologias de como ensinar Geografia para a geração do século XXI, também faz parte deste, que visa priorizar o papel fundamental da escola, formar cidadãos para a sociedade. Alunos conscientes e questionadores, críticos e atuantes na sua comunidade, são adjetivos que nós professores de Geografia devemos ter em foco como objetivo de ensino. E este trabalho representa um pouco deste objetivo, de interligar conteúdos geográficos à realidade dos alunos, especificamente os do Centro Educacional Osmar de Aquino, que convivem diariamente com o fenômeno migratório, onde centenas de alunos veem das cidades circunvizinhas da região do Brejo/Agreste paraibano para estudar ou trabalhar no município de Guarabira.
Descrição: ARAÚJO, P. G. de A importância da geografia no cotidiano escolar: um estudo de caso, o movimento pendular dos alunos do Centro Educacional Osmar de Aquino, Guarabira-PB. 2010. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1172
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Gomes de Araújo.pdfPatrícia Gomes de Araújo1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.