Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11732
Título: Rumpelstiltskin: leitura comparada entre o conto e o filme
Autor(es): Andrade, Silvânia Ramalho de
Palavras-chave: Literatura Infantil
Linguagem escrita
Linguagem cinematográfica
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a estrutura e a especialidade dos discursos literários presentes no conto Rumpelstiltskin (a princesa e o gnomo), a partir da linguagem escrita, e cinematográfica. Esta história faz parte dos contos escritos pelos irmãos Grimm, que ouviam os relatos de pessoas idosas de várias localidades e, a partir desses relatos, produziam suas histórias. Assim, a história da princesa e do gnomo relata um desses relatos vivenciados pelos mesmos. Desta forma, partiremos (de um conto e estudaremos a literatura comparada,) de um conto abordado em um livro e no cinema, as semelhanças e diferenças, o espaço, os personagens, (o tempo), o desenvolvimento e o desfecho, que é a descoberta do nome de Rumpelstiltskin. Para embasar esta discussão utilizaremos autores que trabalham com a temática cinematográfica e literária, a exemplo de Cademartori (1994); Lajolo e Zilberman ( 2007); Brito ( 1995); Gregorin Filho ( 2009), entre outras. A partir das leituras realizadas percebemos a importância das histórias infantis para o desenvolvimento infantil e para as múltiplas linguagens. Por tudo isso, enfatizamos que a literatura permite viajar no mundo com uma riqueza de conhecimentos e diversão.
Descrição: ANDRADE, S. R. de. Rumpelstiltskin: leitura comparada entre o conto e o filme. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11732
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvânia Ramalho de Andrade.pdfSilvânia Ramalho de Andrade453.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.