Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11734
Título: Assentamento Senhor do Bonfim, em busca da terra prometida, município de Alagoinha - PB
Autor(es): Ferreira, Estevão dos Santos
Palavras-chave: Questão Agrária
Disputa pela terra
Assentamento
Data do documento: 2014
Resumo: A questão Agrária brasileira é constituída por uma gama significativa de pontos complexos. Diante do exposto, a pesquisa objetiva realizar um resgate histórico das lutas por terras que os moradores do assentamento Senhor do Bom Fim, enfrentaram. O assentamento localiza-se na zona rural do município de Alagoinha, Paraíba, Nordeste do Brasil. A coleta de informações teve início em Janeiro de 2013, com visitas periódicas a área estudada para manter um elo com os moradores do assentamento e com isso adquirir a confiança dos mesmos. Posteriormente foram coletados os depoimentos de lideranças do assentamento. Complementando-se com as pesquisas em literatura na Comissão Pastoral da Terra-CPT, confrontando com os clássicos da Geografia Agrária. A posse definitiva da terra do assentamento, aconteceu em novembro de 1997 e em janeiro de 1998 as 37 famílias conseguiram suas terras. Devido a resistência dos herdeiros da Fazenda Gomes de não desapropriar a terra, em 1996, a CPT decidiu interferir a apropriação e repartiu a mesma em três áreas: a primeira foi a Fazenda Bonfim que hoje é o Assentamento Senhor do Bonfim (Alagoinha-PB), posteriormente a fazenda Patos, que é o Assentamento Monsenhor Luiz Pescamona (Alagoa Grande-PB), e a fazenda Lagoa Nova que atualmente é o Assentamento Maria Menina (Alagoa Nova-PB). No Assentamento Senhor do Bonfim cada morador possui sua moradia e o lote de terra, onde os moradores cultivam macaxeira, batata, quiabo e banana. No processo de busca pela terra prometida não é apenas utopia podendo se tornar real no entanto, ainda há vários embates para se chegar à terra por direito.
Descrição: FERREIRA, E. dos S. Assentamento Senhor do Bonfim, em busca da terra prometida, município de Alagoinha - PB. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11734
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estevão dos Santos Ferreira.pdfEstevão dos Santos Ferreira9.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.