Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11762
Título: O desafio de ensinar língua portuguesa a surdos
Autor(es): Tavares, Maria Aldine
Palavras-chave: Surdo
Libras
Língua portuguesa
Bilinguismo
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Este artigo, discutirá algumas dificuldades sofridas pelo professor de língua portuguesa em ensinar esta segunda língua aos alunos surdos, tendo em vista que os professores não dominam a LIBRAS. Focamos também na importância do bilinguismo no ensino de uma segunda língua (L2) para estes alunos surdos que tem como língua materna a LIBRAS (L1). Procuramos discutir as dificuldades sofridas tanto dos professores de língua portuguesa quanto do aluno surdo no processo de aquisição desta segunda língua em sua modalidade escrita. Para obtenção desses dados fizemos uma pesquisa bibliográfica com propósito de discutir pontos relacionados com o processo de aquisição da língua portuguesa escrita e as metodologias usadas pelos professores. Em sequência aplicamos um questionário com uma professora que atuam em uma sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Através dos resultados obtidos percebemos a importância de dominarmos nossa língua materna pois a aquisição da segunda língua se dará através de subsídios adquiridos em nossa L1.
Descrição: TAVARES, M. A . O desafio de ensinar língua portuguesa a surdos. 2016. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11762
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- MARIA ALDINE TAVARES.pdf305.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.