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dc.contributor.authorAraújo, Vera Lúcia Oliveira de-
dc.date.accessioned2016-11-11T11:50:41Z-
dc.date.available2016-11-11T11:50:41Z-
dc.date.issued2016-11-04-
dc.identifier.other370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11765-
dc.descriptionARAÚJO, V. L. O de. O processo de inclusão e a sala de recursos multifuncionais numa escola estadual de Campina Grande - PB. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEducação inclusiva é uma temática que vem sendo bastante discutida, sobretudo diante dos desafios e dúvidas que surgem para viabilizar a inclusão de pessoas com alguma deficiência em escolas regulares. Não é difícil perceber as dúvidas, a falta de recursos humanos e materiais, bem como a resistência de algumas pessoas quando se trata de assumir de fato uma escola inclusiva. Partindo dessas reflexões, este trabalho teve como objetivo central: analisar de que forma é oferecida a educação inclusiva no âmbito da sala de recursos multifuncionais, diante das garantias do atendimento educacional especializado. O lócus de estudo foi uma escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de Campina Grande-PB, tendo como foco principal a Sala de Recursos Multifuncionais. Utilizamos o método de pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturadas formal e informal, observação, fotos, leituras de documentos e referências bibliográficas. Como aporte documental, Declaração de Salamanca (1994), Leis de Diretrizes e Base Nacional (1996). Para referências bibliográficas lemos Sassaki (2005), Mantoan (2003), entre outros. Na observação analisamos os atendimentos na sala de recursos, além de verificarmos as dificuldades encontradas na instituição para lhe dar com o processo de educação inclusiva. Os resultados revelam que existe uma carência em reconhecer o projeto que orienta o funcionamento da sala de recursos multifuncionais por parte dos professores da sala regular, e o que é de fato uma educação inclusiva. Contudo, concluímos que a instituição busca atender a proposta de educação inclusiva, mas ainda existem alguns obstáculos a serem superados para que possa realiza-la conforme as leis que regem a proposta inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Kelli Faustino do Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusapt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleO processo de inclusão e a sala de recursos multifuncionais numa escola estadual de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

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