Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11776
Título: A construção da identidade através da memória e da oralidade em O Voo da Guará Vermelha
Autor(es): Costa, Josirene Gomes
Palavras-chave: Identidade
Oralidade
Memória
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: Este trabalho estabelece a análise do romance O Vôo da Guara Vermelha de Maria Valéria Rezende (2005), a partir dos estudos teóricos a exemplos das pesquisas de autores como Zumthor(2005), Le Gof(2011) e Halbwachs(1996), tendo como ponto de partida analítico as categorias oralidade e memória, presentes em toda a narrativa, fundamentais para a constituição da identidade dos personagens centrais, Rosálio e Irene. Eles buscam apoio afetivo através das histórias que contam um ao outro, diariamente, a fim de se sentirem pertencentes a um mundo que sempre lhes fora hostil. A demanda por pertencimento se justifica diante da necessidade de superação de uma vida quase marginal. Irene é uma prostituta de rua, com os dias contados devido à Aids. Rosálio é um servente pedreiro, analfabeto, que vive de subempregos na cidade grande.
Descrição: COSTA, J. G. A construção da identidade através da memória e da oralidade em O Voo da Guará Vermelha. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11776
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josirene Gomes Costa.pdf3.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.