Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11777
Título: "A Queda da Casa de Usher": uma leitura das categorias do fantástico segundo Todorov
Autor(es): Oliveira, Ivna Karinne Ramos
Palavras-chave: Literatura americana
Literatura fantástica
Gênero literário
Conto
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: A literatura por si, constitui-se como uma fuga da realidade; mas algumas obras se apresentam mais fortemente nesse sentido, com descrições ligadas ao sobrenatural, ao fantástico. Ao longo dos anos, muitos estudiosos têm dedicado seus escritos à análise do fantástico, formulando teorias, caracterizações e categorizações. Um destes, foi Todorov (1980) , que definiu três categorias para o gênero em questão. Com isto em mente, escolhemos o conto “A Queda da Casa de Usher” , de Edgar Allan Poe, considerado, por muitos, um dos expoentes tradicionais do estilo, e realizamos sua leitura e subsequente análise à luz das categorias expostas por Todorov, com o objetivo de descobrir em qual delas o conto seria encaixado de forma mais adequada. Ao fim de nosso estudo, concluímos que a narrativa escolhida se encontra no território chamado estranho. Embora seja impressionante e se aproxime do sobrenatural, as incongruências dos acontecimentos descritos podem ser explicadas racionalmente, o que descarta seu enquadramento nas definições de fantástico e maravilhoso.
Descrição: OLIVEIRA, I. K. R. "A Queda da Casa de Usher": uma leitura das categorias do fantástico segundo Todorov. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11777
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivna Karinne Ramos Oliveira.pdf10.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.