Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11778
Título: A representação da mulher no período Pós-Guerra Civil Espanhola: uma análise contrastiva entre as personagens Andrea e Angustias do livro Nada de Carmén Laforét (1944)
Autor(es): Barbosa, Janyere de Araújo
Palavras-chave: Representação da mulher
Contraste
Andrea
Angustias
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a imagem feminina no período pós-guerra civil espanhola através da análise contrastiva das personagens Andrea e Angustias na narrativa Nada (1944) da escritora Carmén Laforet (1921-2004). Nada para alguns estudiosos é uma obra considerada autobiográfica do qual sua ação é decorrida durante os primeiros anos do período pós-guerra civil. Através da narração da vida da personagem Andrea, Carmén relata o ambiente receoso da época, marcado por vários traumas coletivos sofridos pelo país, como a fome, a miséria e a Espanha devastada pelos bombardeios. Ao desdobrar da obra observamos os vários conflitos que surgem a partir de suas relações familiares, no qual, a partir desses conflitos apresentam-se as características de cada personagem. Como a Espanha encontravase em momento de grande fragilidade, a mulher acabou sofrendo uma grande repressão através dos modelos impregnados pelo governo, pela igreja e também pela sociedade patriarcal, fazendo com que os seus direitos conquistados sejam inteiramente extintos, onde agora a mulher deve ser tratada como conservadorista e tradicional. Como a autora da narrativa viveu e produziu sua obra durante esse período, suas personagens mulheres expõem a atual situação vivida por elas. A nossa finalidade é fazer uma divergência entre os dois tipos de mulheres, uma que se contrapõem e está em busca da sua identidade (Andrea) e a outra que vive esse modelo patriarcal, isto é a mulher religiosa, doméstica e respeitadora dos bons costumes (Angustias).
Descrição: BARBOSA, J. de A. A representação da mulher no período Pós-Guerra Civil Espanhola: uma análise contrastiva entre as personagens Andrea e Angustias do livro Nada de Carmén Laforét (1944). 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11778
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janyere de Araújo Barbosa.pdf10.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.