Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11790
Título: A construção dos modelos de feminilidade e masculinidade na obra "Pink & Blue" de Jeong Mee Yoon, através da decoração de quartos infantis
Autor(es): Vasconcelos, Amanda Vieira de Araújo
Palavras-chave: Identidade de Gênero
Infância
Modelo de feminilidade
Modelo de masculinidade
Jeong Mee Yoon
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: As identidades de gênero não são ofertadas pelo sexo biológico, mas constituem-se em uma construção sócio-cultural que pode iniciar-se a partir da socialização primária dos indivíduos. Partindo dessa premissa, podemos observar que o uso de cores nos objetos selecionados pelos pais reflete as expectativas a respeito das identidades de gênero de seus filhos. Articulados à formação das identidades, identificamos a construção dos modelos de feminilidade e masculinidade, a partir da decoração dos quartos infantis de meninos e meninas em diversos países. Com base nos Estudos Culturais, discutiremos a construção desses modelos na comunidade de prática família, na obra “The Pink & Blue”, do fotógrafo JeongMee Yoon. Para tanto, partimos das seguintes inquietações: Como a forma de diferenciação de quartos de meninos e meninas produz efeitos na construção de suas identidades de gênero? De que maneira são encontrados modelos de masculinidade e feminilidade nos quartos infantis? O que é considerado normal e diferente para meninos e meninas? Qual o significado das cores rosa e azul nos objetos infantis? Nosso referencial teórico é formado pelas contribuições de Souza (2005) e Louro (2008), os quais discorrem sobre os conceitos de gênero e sexualidade; Paechter (2009), no que se refere aos modelos de feminilidade e masculinidade, bem como à comunidade de prática; Portal (2011), quanto à simbologia das cores; além de Sabat (1999) e Steinberg (2001), que discutem acerca da mídia e publicidade. Desde muito cedo, meninos e meninas são educados de forma diferente, com a finalidade de exercerem papéis distintos na sociedade, o que contribui para a desigualdade social entre homens e mulheres.
Descrição: VASCONCELOS, A. V. de A. A construção dos modelos de feminilidade e masculinidade na obra "Pink & Blue" de Jeong Mee Yoon, através da decoração de quartos infantis. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11790
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Vieira de Araújo Vasconcelos.pdf20.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.