Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11821
Título: Tecnologias digitais na formação docente inicial: demandas sociais, desafios educacionais
Autor(es): Silva, Ana Carolina de Lima
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação - TICs
Educação escolar
Formação inicial docente
Inclusão digital
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs são hoje uma realidade que não podemos ignorar. Na educação escolar seu uso se faz necessário por se tratar de uma tecnologia relacionada com o mundo da informação e do conhecimento, além dos principais objetivos do trabalho do ensino formal. Sabendo-se que as TICs como ferramentas tecnológicas de aquisição do conhecimento, recentemente incorporadas pelas pessoas, são frequentemente, dominadas mais facilmente por crianças e jovens que por adultos. Mas estando o professor que na maioria dos casos, inseridos numa faixa etária compreendente entre a idade adulta a maturidade, resta saber se futuros professores em idade adulta e, às vezes, maduros têm uma formação inicial em TICs compatível às necessidades da educação escolar atual. Para isso, realizou-se um trabalho de investigação com futuros professores das Séries Iniciais, objetivando saber como ocorre à formação em TICs no curso de Pedagogia de uma Universidade pública no Estado da Paraíba. A investigação de abordagem qualitativa realizada com base em um Estudo de Caso com duas turmas do referido curso, manhã e noite, que havia cursado mais da metade deste curso. Buscou-se investigar de que maneira as TICs são adotadas na formação docente das séries iniciais, tendo-se como referência de análise entrevistas com alunos (as) de turmas dos turnos manhã e noite, do Curso de Pedagogia UEPB. São demandas que, muitas vezes, ultrapassam o próprio conhecimento técnico sobre TICs do professor. De acordo com as análises das entrevistas realizadas com os futuros professores investigados percebeu-se que para uma formação compatível com as formas das demandas da realidades e exigências atuais do domínio de conhecimento e habilidades em TICs para a educação, a universidade não prepara suficientemente porque os meios ofertados são, na maioria dos casos, incompatíveis com a necessidade de formação dos futuros professores.
Descrição: SILVA, A. C de L. Tecnologias digitais na formação docente inicial: demandas sociais, desafios educacionais. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11821
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF -ANA CAROLINA DE LIMA SILVA.pdf19.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.