Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11822
Título: Gestão democrática escolar no município de Alagoa Nova – Paraíba
Autor(es): Alves, Wilávia Ferreira
Palavras-chave: Gestão escolar democrática
Comunidade escolar
Democratização
Educação
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Este artigo discute o modelo de gestão democrática adotado nas escolas públicas, tendo em vista que se propõe a provocar reflexões e mudanças na forma de organização e gestão do trabalho desenvolvido nestes espaços. Objetiva-se compreender o processo de democratização da gestão em escolas públicas municipais de Alagoa Nova, PB e o envolvimento da comunidade escolar neste processo. Recorreu-se a autores como Libâneo (2004), Dourado (2003), Ferreira (2003), entre outros, a título de aporte teórico. Para o alcance do objetivo pretendido, realizou-se pesquisa qualitativa, através da observação em duas escolas públicas municipais, situadas em área urbana e rural. Além disso, também foram realizadas entrevistas a gestoras e a um membro da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Nos dias atuais, há um entendimento de que a Gestão Escolar Democrática constitui um modelo que busca a participação coletiva e tal modelo de gestão adquire importância crescente neste momento de descentralização dos serviços prestados pelo poder público. Embora as gestoras das escolas pesquisadas e o membro da Secretaria Municipal de Educação tenham revelado conhecimento sobre como se dá esta forma de gerenciamento democrático, os resultados da pesquisa demonstraram que existe ainda uma grande lacuna entre as leis constitucionais e as orientações teóricas que norteiam a gestão escolar democrática e a realidade das escolas, sejam elas de área urbana ou rural, considerando a pouca participação da comunidade escolar, bem como o estímulo desta se fazer presente na tomada de decisão, por parte das escolas.
Descrição: ALVES, W. F. Gestão democrática escolar no município de Alagoa Nova – Paraíba. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11822
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - WILÁVIA FERREIRA ALVES.pdf9.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.