Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11833
Título: The voices behind the mountain: experience of teaching and learning english in the quilombola community of caiana dos crioulos/PB
Autor(es): Silva, Geyna Ferreira da
Palavras-chave: Ensino aprendizaguem
Lingua inglesa
Comunidade quilombola
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ação cujo objetivo geral foi promover a aprendizagem de Língua Inglesa com foco nas habilidades de compreensão e expressão oral para jovens e adultos da comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, situada na zona rural do Município de Alagoa Grande/PB. Como objetivos específicos, estabelecemos os seguintes: (i) identificar as características dos Jovens e Adultos da comunidade de Caiana dos Crioulos quanto ao aprendizado de Língua Inglesa; (ii) verificar e listar procedimentos e técnicas didáticos mais eficazes para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa do referido contexto; (iii) analisar as experiências de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa tanto por parte dos alunos da comunidade, bem como da professora em formação. A motivação para a realização deste estudo foi a necessidade constatada, por parte da professora em formação inicial do Curso de Letras/Inglês de uma universidade pública na Paraíba, sobre o contexto social dos membros da referida comunidade de negociarem o artesanato produzido com visitantes estrangeiros que frequentemente estão presentes na comunidade de Caiana dos Crioulos. Neste sentido, entendemos que a língua inglesa funciona como língua franca, facilitando a comunicação entre os membros da comunidade e os turistas. Acreditamos que nosso trabalho situa-se na perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar, conforme preceituam Moita Lopes (2006, 2009), Kleiman (2013), dentre outros, cujas pesquisas assumem um maior compromisso social quando propõem uma agenda ética de investigação que (re)signifique a vida em sociedade com a finalidade de melhor compreendê-la, na construção de um outro mundo social, no qual os mais variados sujeitos tenham vez e voz. Ao ensinar alguns membros da comunidade de Caiana de Crioulos a falar inglês (mesmo que, inicialmente, em nível básico), valorizamos esses sujeitos dando-lhes vez, voz e visibilidade na sociedade da qual fazem parte, fortalecendo, assim, suas identidades e a possibilidade de interação com outras comunidades, inclusive estrangeiras.
Descrição: SILVA, G. F da . The voices behind the mountain: experience of teaching and learning english in the quilombola community of caiana dos crioulos/PB. 2015. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua inglesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11833
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- GEYNA.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.