Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11858
Título: Crime de lavagem de dinheiro: uma abordagem sobre a posição do contabilista
Autor(es): Silva, Juliana Kelly Clementino da
Palavras-chave: Contabilista
Lavagem de dinheiro
Crime na contabilidade
Conduta profissional
Data do documento: 2016
Resumo: O crime de lavagem de dinheiro se caracteriza por dar aparência lícita ao recurso advindo de atividade criminosa. É considerado um problema mundial, cujos efeitos podem ser sentidos além das fronteiras nacionais. A presente pesquisa é uma revisão bibliográfica, cujo objetivo geral é discorrer sobre a lavagem de dinheiro e o seu potencial lesivo à sociedade. Para atingir os objetivos específicos, faz-se necessário relatar a evolução histórica da legislação; apontar como se dá o processo de lavagem de dinheiro, os setores mais visados pelos infratores e suas fragilidades; analisar a condição privilegiada do contabilista, no que diz respeito ao combate deste delito; avaliar as normas que regem a conduta dos profissionais da contabilidade e, por fim, relatar as denúncias efetuadas junto ao COAF e a participação do contabilista nelas. Constatou-se que a lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que movimenta somas vultosas e que se reinventa com relativa facilidade, impondo a necessidade de evolução das normas e mecanismos que tratam do tema. Ainda neste sentido, observa-se que há a necessidade de um enfrentamento combativo deste delito, afim de que haja punições severas para seus envolvidos. Neste cenário, o contabilista tem papel de grande relevância, posto que, sua participação neste processo é fundamental, seja como denunciante de indícios de ilicitude, seja como parte interessada.
Descrição: SILVA, J. K. C. da. Crime de lavagem de dinheiro: uma abordagem sobre a posição do contabilista. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11858
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Kelly Clementino da Silva.pdf433.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.