Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11859
Título: A importância da apuração dos custos: um estudo de caso em um restaurante self service em João Pessoa - PB
Autor(es): Espíndula, William Charles de Araújo
Palavras-chave: Restaurante
Contabilidade de custos
Custeio
Demonstração contábil
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: A apuração correta dos custos numa empresa tem grande importância do ponto de vista da constituição de outros importantes elementos como a formação do preço de venda, a margem de lucro, o ponto de equilíbrio, dentre outros. Neste sentido, surge aqui um estudo que teve por objetivo apurar o custo de um restaurante do segmento de self service, com base no custeamento marginal variável. Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória em um restaurante, localizado em João Pessoa, utilizando-se também de bibliografias, documentos e relatórios da empresa. Por meio da coleta e análise de dados foi possível se chegar aos resultados que são imprescindíveis a gestão. As informações levantadas estão relacionadas com as receitas, custos e despesas operacionais mensal. Os resultados encontrados mostram um lucro operacional de R$ 881,76, o que evidencia que a empresa não está tendo prejuízo com a venda do produto, porém o lucro ainda está reduzido, sendo importante analisar os dados para então tomar novas decisões gerenciais que possam favorecer o restaurante.
Descrição: ESPÍNDULA, W. C. de A. A importância da apuração dos custos: um estudo de caso em um restaurante self service em João Pessoa - PB. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11859
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - William Charles de Araújo Espíndula.pdf523.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.