Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11886
Título: Literatura infantil: contribuições para a prática educativa na formação leitora
Autor(es): Graças, Simone Santos das
Palavras-chave: Literatura infantil
Pedagógica
Formação de leitores
Data do documento: 2016
Resumo: A literatura contribui para a necessidade de se pensar em livros infantis para as crianças, que depois da Revolução Industrial passaram a representar papel importante na sociedade. Ela é um dos instrumentos de emancipação para a criança, traz conhecimento do mundo, amplia a visão sobre a vida e oferece múltiplas experiências. Um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças, e também ao público adulto, foi e continua sendo o fantástico. Assim, este estudo objetiva discutir as contribuições da literatura infantil para a prática educativa na formação leitora, evidenciar qual papel ocupa na escola e na formação dos leitores; identificar o professor como mediador no processo de formação dos pequenos leitores; e descrever a importância de ouvir a ler histórias desde a infância. Devido o recorte estabelecido no corpus estudado, a pesquisa bibliográfica fundamenta-se em autores como: COUTINHO (2003), LAJOLO e ZILBERMAN (2007), SILVA (2006), BETTELHEIM (2002), COELHO (2000), ABRAMOVICH (1997) entre outros. A partir do que é aqui apresentado, chega-se a conclusão de que mesmo sendo vista como algo simples, ou utilizada para fins pedagógicos, o objetivo primordial para se trabalhar com esse tipo de literatura deve ser sem dúvida, o apuro da percepção do prazer estético que a literatura, independentemente de qualquer determinação qualificativa, pode oferecer.
Descrição: GRAÇAS, S. S. das. Literatura infantil: contribuições para a prática educativa na formação leitora. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11886
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Santos das Graças.pdfSimone Santos das Graças506.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.