Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11888
Título: Educação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digital
Autor(es): Lino, Ivanlúcio Lira
Palavras-chave: Inclusão Digital
Exclusão Digital
Educação Escolar
Data do documento: 2016
Resumo: Com o crescimento da informatização da sociedade atual, faz-se necessário promover a inclusão digital dos cidadãos ao ciberespaço. A escola se apresenta como um ambiente capaz de fazer imergir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recurso para a interação dos alunos e potencializador do processo de ensinoaprendizagem. Ao se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de um ambiente de comunicação, o computador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de acesso apoiado por diferentes programas sociais do governo federal. O presente artigo discute a questão de como a educação escolar pode contribuir para a inclusão digital dos cidadãos? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa de caráter exploratório, constituindo-se de uma elaboração teórica que busca compreender os conceitos de exclusão e inclusão digital e sua relação com a educação escolar. Para consecução deste objetivo buscamos definir os termos exclusão e inclusão digital; refletir sobre as possíveis causas da exclusão digital; identificar os programas oficiais voltados para a inclusão digital e analisar a influência que a educação escolar nos processos de exclusão e inclusão digital. Para o embasamento teórico recorremos aos seguintes autores como: Vitor (1998), Manuel (1999), Castells (1999), Levy (1999), Marcos (2008), Alves (2009), dentre outros que fazem a inter-relação da tecnologia com aprendizagem. A partir das leituras, concluímos que a exclusão digital ainda se faz presente na vida de muitos cidadãos, deixando os indivíduos a margem da aquisição dos bens culturais e sociais e que a educação escolar constitui processo fundamental para a inclusão digital.
Descrição: LINO, I. L. Educação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digital. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11888
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanlúcio Lira Lino.pdfIvanlúcio Lira Lino676.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.