Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11904
Título: Reflexões sobre a acessibilidade nos arquivos: apontamentos teóricos para uma perspectiva prática
Autor(es): Albuquerque, Mayra Will de
Palavras-chave: Acessibilidade
Arquivos
Arquivos acessíveis
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: Nas últimas duas décadas a sociedade tem avançado, mesmo que no ritmo lento, em algumas quebras de paradigmas e mudança de pensamento. A história mostra o pré-conceito existente e a falta de informação quanto ao tratamento correto para com as pessoas com deficiência. Com o advento das leis que buscam garantir a igualdade e equidade, as instituições privadas e governamentais tem mudado sua conduta com relação à forma como lidam com as pessoas com deficiência. Imerso nesse contexto, este estudo teve como objetivo discutir a questão da acessibilidade no contexto dos arquivos, temática pouco discutida, isto, com a finalidade de incitar uma reflexão teórica com perspectiva prática. Esta pesquisa caracteriza-se exploratória haja vista que buscou aprofundamento bibliográfico acerca do tema e, também como descritiva. Os resultados possibilitaram identificar a inacessibilidade tanto no que diz respeito às barreiras de acesso físico como as barreiras de acesso à informação e comunicação, por parte das pessoas com deficiência. Posto isto, compreende-se que a arquivologia, necessita buscar refletir e discutir tal temática em seus diversos níveis, tanto teóricos quanto práticos, sendo esta uma responsabilidade social deste campo, a saber: a preocupação com o acesso aos documentos de arquivo para os usuários, incluindo as pessoas com deficiência.
Descrição: ALBUQUERQUE, M. W. de. Reflexões sobre a acessibilidade nos arquivos: apontamentos teóricos para uma perspectiva prática. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11904
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayra Will de Albuquerque.pdfMayra Will de Albuquerque665.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.