Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11953
Título: Efeitos da massagem terapêutica e aromaterapia: Revisão de literatura
Autor(es): Lima, Ially Dayany Tavares Guimarães de
Palavras-chave: Aromaterapia
Massagem terapêutica
Aromaterapia - Óleos essenciais
Fisioterapia
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: A aromaterapia é a terapia que dispõe de elementos aromáticos voláteis das plantas, isto é, seus óleos essências. Os aromas nos coloca em contato com o nosso intimo e com a natureza, onde nos prepara para o sono, repouso, estado de alerta, criatividade, dentre outros. A massagem terapêutica integra um conjunto de práticas com manobras cujo objetivo é favorecer a saúde e o equilíbrio com o corpo, promovendo efeitos fisiológicos, psicológicos, sobre a pele, viscerais, na dor, dentre outros, onde nos permite diminuir todos os malefícios físicos e emocionais. O presente estudo tem como objetivo verificar os benefícios e a eficácia da massagem terapêutica e aromaterapia. Foi realizada uma revisão integrativa, onde buscou- se artigos nas bases de dados Scielo, BVS, PUBMED, BIREME e google acadêmico através dos descritores “Aromateriapia-oleos “massagem terapêutica” e as essenciais”, correspondentes em inglês, aromatherapy essential oils and therapeutic massage. A pesquisa inicial identificou 3.076 publicações em espanhol, inglês e português, por fim apenas quatro artigos foram elegíveis para o estudo. A presente revisão encontrou efeitos benéficos de uma forma holística que comprovam a eficácia da massagem terapêutica e aromaterapia para as exigências do corpo e espirito. Foram confirmados os efeitos promovidos pela massagem terapêutica e a aromaterapia para tratamento de saúde, equilíbrio emocional e bem estar, porém, ainda são necessários mais estudos para que essas terapias sejam mais difundidas.
Descrição: LIMA, I. D. T. G. de. Efeitos da massagem terapêutica e aromaterapia: Revisão de literatura. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11953
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ially Dayany Tavares Guimarães de Lima.pdfPDF - Ially Dayany Tavares Guimarães de Lima491.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.