Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11960
Título: De objeto a sujeito: A criança entre a medicalização e o brincar
Autor(es): Andrade, Patrícia Kácia Alves de
Palavras-chave: Psicologia infantil
Brincar
Medicalização
Clínica psicanalítica infantil
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O contemporâneo apresenta grande desafio a infância, assim como foi em outros tempos em que não era socialmente reconhecida. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica que tem como objetos de pesquisa: o brincar, a medicalização e a criança na clínica psicanalítica infantil. Teve como objetivo geral compreender e discutir o fenômeno da medicalização e do brincar na clínica psicanalítica infantil, considerando a relação sujeito-objeto neste contexto. Para alcançar o que se é proposto, buscou-se contextualizar a infância a partir de instâncias que olham por ela, mas que não a enxergam como sujeitos; verificar, a partir de estudos existentes na literatura científica, as implicações da medicalização na vida das crianças; destacar a importância do brincar no mundo infantil e abordar a relação sujeito-objeto que perpassa sobre a criança na clínica psicanalítica infantil. As discussões foram feitas a partir de algumas questões norteadoras, tais como: Se diz que a infância é a ―idade da felicidade‖, onde está ela agora? Qual o lugar que o brincar tem assumido nesse contexto? Aliás, ele tem espaço nesse cenário? O que na verdade está sendo medicalizado? Haveria alguma forma de oportunizar que a criança ocupe sua condição de sujeito e possa emergir enquanto ser de desejo? É visto que assim como a medicalização, o brincar é uma forma de tratamento, sendo a primeira totalmente ofensiva para quem dela faz uso, e a segunda promotora de saúde. A medicalização transforma sujeitos em objetos, sujeitando estes a saberes que falem por si, levando ao real uma condição de não falantes. O brincar, por sua vez, tem efeito contrário, resgatando crianças, fazendo-as se implicar na sua própria história. Assim, a clínica psicanalítica infantil propicia esse espaço de reconhecimento de si através do brincar, brincando a criança não precisará ser medicalizada.
Descrição: ANDRADE, P. K. A. de. De objeto a sujeito: A criança entre a medicalização e o brincar. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11960
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Kácia Alves de Andrade.pdfPDF - Patrícia Kácia Alves de Andrade454.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.