Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11983
Título: Educação Ambiental: Arborização da Escola Dr. João Pereira de Assis, Campina Grande-PB
Autor(es): Costa, Ítalo Rodrigues
Palavras-chave: Educação ambiental
Espécies vegetais
Meio ambiente
Arborização urbana
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: A arborização urbana é uma prática importante para se alcançar níveis satisfatórios de qualidade de vida dos cidadãos, pois desempenha funções ecológicas no local em que está inserida. Para arborizar o ambiente escolar deve-se respeitar as estruturas físicas já existentes, como também observar o desenvolvimento da árvore. Tudo isso atrelado a Educação Ambiental, discutindo-se os problemas ambientais junto a comunidade escolar. Portanto, objetivou-se sensibilizar os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental do Colégio Educacional de Atividades Integradas (C.E.A.I) Dr. João Pereira de Assis, sobre a importância de ações socioambientais no contexto escolar através do processo de arborização. A pesquisa foi de abordagem qualitativa de caráter descritivo, através da observação, composto por métodos com o intuito de orientar e esclarecer as dúvidas dos alunos. O estudo foi constituído por visitas in loco, realizações de seminários abordando temas sobre arborização urbana e escolar, aplicação de questionário objetivando avaliar a sensibilidade dos alunos sobre meio ambiente, arborização e plantio de árvores, e finalizando com a prática do plantio de mudas. Foram plantadas as espécies vegetais Bertholletia excelsa (Castanheira); Tabebuia roseo-alba (Ipê-branco) e Tabebuia pentaphylla (Ipê-rosa). No que se refere à compreensão dos alunos, pôde-se perceber que os problemas ambientais são pouco abordados de forma enfática na escola, e o plantio das mudas é uma maneira de estimular a reflexão sobre o desequilíbrio ambiental urbano, e visa promover uma simples alternativa para combater o déficit arbóreo da cidade. A prática de arborizar não cabe somente ao poder público incentivá-la, mas o trabalho em conjunto deve ser estimulado. Nesta conjuntura tornam-se importantes tanto pelo caráter educacional, quanto pelo caráter ambiental, pois além de estar contribuindo para equilíbrio ecológico da cidade, promove a formação de pessoas ambientalmente conscientes, propagando esse conhecimento para a sociedade e promovendo a arborização.
Descrição: COSTA, Í. R. Educação Ambiental: Arborização da Escola Dr. João Pereira de Assis, Campina Grande-PB. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11983
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítalo Rodrigues Costa.pdfPDF - Ítalo Rodrigues Costa1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.