Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12013
Título: Mapeamento georreferenciado de resíduos de construção civil na cidade de Campina Grande
Autor(es): Bezerra, Vanessa Rosales
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Resíduos de construção civil
Áreas degradadas
Geotecnologia
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: A geração de Resíduos Sólidos é uma grande problemática no nosso país, principalmente referente a geração indiscriminada e clandestina de Resíduos de Construção Civil(RCC). Este assunto é bastante discutido por sua imensa quantidade gerada, sua alta capacidade de reciclagem, e disposição irregular de RCC, sendo depositados em terreno baldio, logradouros públicos, margens de rios e córregos, causando impactos negativos ao meio ambiente, social e econômico. O presente trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma técnica inovadora e econômica utilizando um software de sistema de informações geográficas aplicado a Gestão ambiental em cidades. Como estudo de caso foi escolhida a cidade de Campina Grande na Paraíba, cidade em desenvolvimento econômico acelerado e grande crescimento na indústria civil, apresentando a necessidade de localizar pontualmente e posteriormente mapear as áreas ou locais da cidade que se encontram em processo de degradação ambiental, pelo descarte indevido de Resíduos de construção civil. A técnica proposta neste trabalho consiste em mostrar um campo de visão mais amplo, usando um software de imagens de satélite e utilizando a geotecnologia para auxílio na gestão de resíduos de construção civil. Através do software Google Earth Pro, é possível a aplicação de técnicas para análise de dados e sua distribuição espacial. O georreferenciamento tem um papel importante neste trabalho porque torna as coordenadas geográficas de todos os pontos de RCC registrado e cadastrado no banco de dados do programa utilizado, favorecendo a uma busca rápida e com exatidão. A Identificação dos pontos de deposição de resíduos de construção civil foi através de registro fotográfico e mapeamento georreferenciado de todas as áreas que apresentam descarte de RCC. Como resultado do estudo, são apresentadas as imagens obtidas por satélite, com alta resolução e vista ao nível de solo, e com boa proximidade das áreas degradadas. As imagens fornecidas pelo programa, fornece possibilidade de analise quanto a degradação do solo, obtendo imagens atuais e também de anos passados. Finalmente são apresentados os benefícios econômico e ambientais com o uso desta ferramenta, propiciando uma gestão operacional em resíduos de construção civil.
Descrição: BEZERRA, V. R. Mapeamento georreferenciado de resíduos de construção civil na cidade de Campina Grande. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12013
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Rosales Bezerra.pdfPDF - Vanessa Rosales Bezerra2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.