Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12057
Título: Viaduto Gilles Deleuze: cinema, história e pós-modernidade
Autor(es): Pereira, Nilton Cézar
Palavras-chave: História
Cinema
Pós-modernidade
Teoria da história
Data do documento: 1-Nov-2016
Resumo: Este trabalho busca estabelecer uma relação entre História e cinema para produzir uma análise historiográfica do filme documentário “Viaduto Gilles Deleuze”. O filme aborda as opiniões de três estudantes de diferentes cursos de História sobre teoria da História e a relação entre a História e a pós-modernidade. Metodologicamente nos guiamos pelas análises históricas do cinema desenvolvidas pelo historiador Marc Ferro e pelo método de análise de filmes históricos inventado pelo Prof. Johnni Langer em seu texto “Metodologia para Análise de Estereótipos em Filmes Históricos”. A pesquisa se justifica pela contribuição para o debate sobre a relação entre a História e a pós-modernidade e por ofertar a historiadores e estudantes de História a possibilidade de refletir sobre o cinema como fonte histórica. As análises trouxeram à baila opiniões, às vezes divergentes, influências e referências dos personagens do filme.
Descrição: PEREIRA, N. C. Viaduto Gilles Deleuze: cinema, história e pós-modernidade. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12057
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - NILTON CÉZAR PEREIRA.pdf397.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.