Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12064
Título: A etnicidade afrobrasileira na escola e os desafios para se promover a educação antirracista
Autor(es): Silva, Vaneska das Neves
Palavras-chave: Racismo
Educação entirrascista
Cultura afrobrasileira
Data do documento: 29-Nov-2011
Resumo: O presente trabalho origina-se do Projeto de pesquisa, “A Etnicidade AfroBrasileira na escola: dilemas, contribuições e perspectivas para se promover a educação antirracista resultado de minhas participações em projetos e cursos de extensão sobre Histórias e culturas AfroBrasileira e Indígenas promovido pelo NEAB-í (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e índigenas) da UEPB nos anos de 2008, 2009, 2010. Ele apresenta uma discussão acerca das questões raciais e suas implicações na escola para repensarmos o papel do educador como importante aliado na luta contra a desigualdade racial. O problema de pesquisa versa sobre de que modo três educadoras do 4° ano, de uma escola de rede pública estadual da cidade de Campina Grande- PB, tratam a temática história e cultura afrobrasileira com seus alunos. Seu objetivo geral é analisar de que modo é trabalhada a temática história e cultura afrobrasileira em turmas do 4º ano do ensino fundamental da referente instituição, além dos seguintes objetivos específicos: identificar os momentos em que as professoras trabalham os conteúdos da história e cultura afrobrasileira com os alunos; verificar a prática pedagógica das professoras no trato com a temática em foco; averiguar como as educadoras se autodenominam racialmente; bem como, refletir acerca do envolvimento das mesmas e dos alunos diante dos conflitos raciais existentes no espaço escolar. Para isso, destacamos como eixo temático para delinear a discussão teórica: a Lei 10.639/2003 articulando-a com a visão de autores/as como: Cavalleiro (2001; 2005); Gomes (2003; 2005); Oliveira (2003); Santos (2005); Mattos (2009), entre outros estudiosos. No segundo momento, ocorreu o processo de investigação na escola, que para atender aos objetivos trabalhamos com a pesquisa do tipo etnográfica, utilizando como técnicas investigativas: a observação das turmas e entrevistas semi-estruturadas com as educadoras da instituição. Constatamos a dificuldade vivida pelas educadoras com relação a essa temática, tanto nos conteúdos tratados como nas relações pessoais vivenciadas em sala de aula com os alunos. A própria definição de quem é negro e a existência ou não do racismo são questões ambíguas que necessitam de aprofundamento. Portanto, como profissionais da educação, cujo campo de atuação é, sobretudo, a escola, precisamos aprofundar mais nossos estudos acerca da temática racial, para melhor compreender as questões e conflitos raciais que se fazem presentes inclusive, no espaço escolar, bem como entender as causas e efeitos do racismo, preconceito e discriminação racial que tanto comprometem a aprendizagem e formação de muitas alunas e alunos negros. Além disso, ressaltamos o importante papel da escola na formação de sujeitos críticos, capazes de refletir sobre as questões que permeiam entre os mais diversos espaços, em particular, à questão racial.
Descrição: SILVA, V das N. A etnicidade afrobrasileira na escola e os desafios para se promover a educação antirracista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12064
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VANESKA DAS NEVES SILVA.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.