Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12066
Título: Percepção do pró-letramento por professoras cursistas da cidade de Queimadas
Autor(es): Oliveira, Priscila Marques Marculino
Palavras-chave: Educação
Políticas públicas
Pró-letramento - programa educacional
Formação continuada
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: Este trabalho acadêmico refere-se a uma investigação sobre o Pró-Letramento de Linguagem, um Programa de formação continuada realizado pelo MEC em parceria com as Secretarias de Educação dos estados e municípios, tendo como público alvo professores em exercício exclusivamente da rede de escolas públicas, que visa à melhoria da aprendizagem da leitura/escrita das turmas de séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos que nortearam nosso trabalho foram analisar o que leva professores do nosso município, que participaram do Programa de formação continuada Pró-Letramento a obterem ou não o êxito em sua prática docente e o quanto este se mostrou significativo no cotidiano dos professores que se dispuseram a participar do Programa. Os procedimentos metodológicos desta investigação consistiram em pesquisa bibliográfica para a sustentação da temática, análise de documentos e para levantamento de dados optamos pela aplicação de questionário semi-estruturado e realização de entrevistas informais, com 20 professoras que participaram do Programa entre os anos de 2007 a 2013 no município de Queimadas na Paraíba, sendo 18 efetivas e apenas 2 prestadoras, que lecionam em escolas da rede municipal de ensino, 5 oriundas da área urbana e 15 na zona rural onde existem turmas de Ensino Fundamental, ex-cursistas do Pró-Letramento. As principais verificações apontadas foram que a participação das professoras no Programa trouxe significativa melhoria para as atuações profissionais docentes, visto que as mesmas relataram que participaram do Programa com o intuito principal de buscar novos conhecimentos e técnicas docentes, mas que não trouxe mudanças em suas carreiras nem melhorias em suas condições de trabalho. Por último, constata-se que, a efetividade das Formações Continuadas, inclusive a promovida pelo Pró-Letramento, depende de uma política pública educacional mais compromissada e ampla, que garanta a valorização profissional dos professores e de suas experiências e saberes práticos, (em forma de incentivo salarial), valorização social (em forma de respeito às suas dificuldades) e condições adequadas para o trabalho docente.
Descrição: OLIVEIRA, P. M. M. Percepção do pró-letramento por professoras cursistas da cidade de Queimadas. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12066
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PRISCILA MARQUES MARCULINO OLIVEIRA.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.