Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12072
Título: O Guarani no Paraguai: a língua falada como fator de preservação cultural de um povo
Autor(es): Trajano, Marcela de Lima
Palavras-chave: Língua Guarani
Preservação cultural
Língua oral
Língua e cultura
Data do documento: 8-Jul-2016
Resumo: Este artigo apresente, através de uma revisão de bibliografia, aspectos linguísticos e sociais da língua-cultura guarani, colocando-a, em sua modalidade falada, como um fator de preservação da cultura de um povo. Seguindo esse desenrolar teórico-metodológico, o objetivo deste artigo foi, portanto, o de analisar a língua falada como fator de preservação cultural de um povo, a partir da análise da língua Guarani nos povos do Paraguai. Foram utilizados elementos da cultura, educação e mitologia guarani para que se pudesse analisar esse processo de resguardo cultural e linguístico. A partir da análise dos componentes culturais e sociais, foi possível notar a fonte de resistência tanto cultural como de vida e fortificação dos saberes que a língua guarani tem para seu povo. É, portanto, imprescindível que se resguarde a língua-cultura deste aglomerado humano, social e cultural.
Descrição: TRAJANO, M de L. O Guarani no Paraguai: a língua falada como fator de preservação cultural de um povo. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12072
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARCELA DE LIMA TRAJANO.pdf527.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.