Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Luana de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-12-16T13:42:06Z-
dc.date.available2016-12-16T13:42:06Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12099-
dc.descriptionSILVA, M. L. O. Livro didático de língua portuguesa e escrita: analisando proposta de texto dissertativo-argumentativo. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.pt_BR
dc.description.abstractDiante da necessidade de se produzir textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, o Livro Didático é um auxiliar fundamental para que essa produção seja orientada de forma eficiente e contextualizada, pois o mesmo se configura como um assessório prático e ágil às aulas. Nesse sentido, o presente trabalho busca analisar uma proposta de produção textual do gênero dissertativo-argumentativo presente no livro didático “Português: linguagens, 1” de Cereja e Magalhães (2013) a fim de perceber se esta proposta atende aos critérios de textualidade. Então, a pesquisa se torna justificada pelo fato de ser essencial analisar o livro didático a fim de encontrar meios de melhoria e reformulação desse recurso didático tão importante ao ensino. Para a realização do estudo, nos utilizamos do método documental e bibliográfico, tendo em vista que analisamos através de figuras escaneadas do livro, bem como nos utilizamos de uma base teórica para analisa-las. Como referências bibliográficas, buscamos em Koch (2003, 2015), Guimarães (2009), Antunes (2003), PCN’s (1998) entre outros autores que dialogam com nossa intenção de pesquisa. Com o estudo, percebemos que a proposta presente no livro didático analisado atende pertinentemente aos critérios de textualidade e contextualização da produção escrita o que, ao nosso ver, pode facilitar e tornar significativa a elaboração do gênero dissertativo-argumentativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Marcos Rosendo de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectCritérios de Textualidadept_BR
dc.titleLivro didático de língua portuguesa e escrita: analisando proposta de texto dissertativo-argumentativopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luana de Oliveira Silva.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.