Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Luana de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-16T13:42:06Z | - |
dc.date.available | 2016-12-16T13:42:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12099 | - |
dc.description | SILVA, M. L. O. Livro didático de língua portuguesa e escrita: analisando proposta de texto dissertativo-argumentativo. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da necessidade de se produzir textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, o Livro Didático é um auxiliar fundamental para que essa produção seja orientada de forma eficiente e contextualizada, pois o mesmo se configura como um assessório prático e ágil às aulas. Nesse sentido, o presente trabalho busca analisar uma proposta de produção textual do gênero dissertativo-argumentativo presente no livro didático “Português: linguagens, 1” de Cereja e Magalhães (2013) a fim de perceber se esta proposta atende aos critérios de textualidade. Então, a pesquisa se torna justificada pelo fato de ser essencial analisar o livro didático a fim de encontrar meios de melhoria e reformulação desse recurso didático tão importante ao ensino. Para a realização do estudo, nos utilizamos do método documental e bibliográfico, tendo em vista que analisamos através de figuras escaneadas do livro, bem como nos utilizamos de uma base teórica para analisa-las. Como referências bibliográficas, buscamos em Koch (2003, 2015), Guimarães (2009), Antunes (2003), PCN’s (1998) entre outros autores que dialogam com nossa intenção de pesquisa. Com o estudo, percebemos que a proposta presente no livro didático analisado atende pertinentemente aos critérios de textualidade e contextualização da produção escrita o que, ao nosso ver, pode facilitar e tornar significativa a elaboração do gênero dissertativo-argumentativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Marcos Rosendo de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Produção Textual | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Critérios de Textualidade | pt_BR |
dc.title | Livro didático de língua portuguesa e escrita: analisando proposta de texto dissertativo-argumentativo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Luana de Oliveira Silva.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.