Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12114
Título: Evasão escolar no ensino profissionalizante: um estudo de caso
Autor(es): Medeiros, Aluska de Souto Borges
Palavras-chave: Escola profissionalizante
Ensino
Abandono escolar
Planejamento participativo
Data do documento: 9-Dez-2016
Resumo: O presente artigo tem o propósito de analisar os principais motivos acerca da Evasão Escolar nos cursos de habilitação técnica em calçados oferecidos em uma unidade do SENAI–PB, a fim de apontar o perfil dos alunos evadidos ou que estão predispostos a abandonar/evadir. Foi utilizada, para a coleta de dados, a pesquisa quantitativa e qualitativa, através de questionário semiestruturados com os alunos em curso, mas que apresentam índices de evasão e análise documental, tendo como base as informações geradas pelo Sistema de Gestão Educacional da unidade. O universo pesquisado constou de 100 alunos que participaram desta pesquisa respondendo ao questionário. Nosso referencial teórico é formado pelos conceitos de evasão escolar de Gaioso (2005), Riffel e Malacarne (2010) e sobre as causas que motivam tal fenômeno de Barroso e Falcão (2004), Fonseca (1961) e Dore (2013). Observa-se que as diversidades sociais, econômicas e culturais colaboram para a pluralidade de causas referentes à evasão. Dessa forma, os resultados deste estudo permitem propor ações em torno de orientações pedagógicas e familiares, além de sugerir a implantação de aulas mais práticas voltadas para as exigências do mercado de trabalho, que podem ser adotadas como formas de assegurar a permanência dos alunos no curso.
Descrição: MEDEIROS, A de S. B. Evasão escolar no ensino profissionalizante: um estudo de caso. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12114
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF- ALUSKA DE SOUTO BORGES MEDEIROS.pdf11.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.