Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12118
Título: Métodos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Rodrigues, Janaína Gonzaga Cavalcante
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Processo de ensino-aprendizagem
Sala de aula
Professor
Data do documento: 9-Dez-2016
Resumo: As questões que envolvem o ensino-aprendizagem têm sido muito discutidas entre pesquisadores, professores, pais, gestores e a sociedade de um modo geral. Isso por conta da relevância do tema para a formação dos educandos e, consequentemente, dos cidadãos, uma vez que, a educação está na base da sociedade. Assim, o presente artigo busca identificar os métodos de ensino mais comumente utilizados em sala de aula por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada de Campina Grande. A pesquisa, de natureza qualitativa, se deu a partir de um levantamento teórico pautado nos estudos de Becker (1993), Johson (2010), Libâneo (1994), Luckesi (1994), Mizukami (1986), Moreira (2016), Saviani (1991), Skinner (1970), Woolfok (2009), Vygotsky (1987), Piaget (1973), dentre outros, que possibilitou a análise do objeto pretendido, bem como a coleta de dados através de um questionário e, em seguida a análise dos mesmos. De acordo com os dados coletados, é possível afirmar que as professoras colaboradoras não adotam um método puro, único. Há uma mescla, uma imbricação de métodos.
Descrição: RODRIGUES, J. G. C. Métodos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12118
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - JANAÍNA GONZAGA CAVALCANTE RODRIGUES.pdf10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.