Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12120
Título: Educação de pessoas jovens e adultas: significados, relações de gênero e relações do mundo do trabalho
Autor(es): Cunha, Tiago Clementino da
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - EJA
Analfabetismo - combate
Reflexão crítica
Data do documento: 14-Dez-2016
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica que dê visibilidade a alguns dos inúmeros desafios da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) que, de certa forma, impede o combate ao analfabetismo no nosso país. Caracterizando-se como uma pesquisa do tipo bibliográfica, mesmo que, de forma não tão aprofundada, trata da problemática da alfabetização de pessoas jovens e adultas em nosso país. Sobretudo, em um país como o nosso que, ainda, não prioriza programas de combate ao analfabetismo, com atuações mais comprometidas. E, em razão disso, buscamos evidenciar a questão do gênero, já que vivemos num país extremamente machista, onde a figura do homem era enaltecida e a da mulher era concebida como sendo um sexo frágil, daí o seu lugar ser compreendido como sendo exclusivo do lar, ou seja, “recatada” e do “lar”. Assim como, trazer à tona a questão do trabalho que, de certa forma, contribuiu para que os sujeitos fizessem parte da modalidade “Educação de Pessoas Jovens e Adultas” em nosso país. Com esse escopo, nos apoiaremos em autores como, Ferreira (2007); Laffin (2012); Gonçalves (2012); Freire (2013) e outros.
Descrição: CUNHA, T. C da. Educação de pessoas jovens e adultas: significados, relações de gênero e relações do mundo do trabalho. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12120
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - TIAGO CLEMENTINO DA CUNHA.pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.