Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Rossana Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-22T13:26:45Z | - |
dc.date.available | 2016-12-22T13:26:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-16 | - |
dc.identifier.other | CDD: 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12142 | - |
dc.description | ARAÚJO, R. S. Alfabetização: como os docentes alfabetizaram e alfabetizam as crianças no contexto atual. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse artigo tem como objetivo investigar como os docentes alfabetizaram e alfabetizam as crianças no contexto da escola privada. A pesquisa foi subsidiada pelos escritos de Ferreiro (2001), Soares (2003), Teberosky (2001) e outros autores que direcionam as reflexões em torno da alfabetização. A partir disso, buscamos desdobrar essa problemática nos seguintes objetivos específicos: compreender a concepção de alfabetização da docente alfabetizadora; identificar a concepção teórica que está subjacente à metodologia utilizada pela docente alfabetizadora no início de sua profissão; mostrar a concepção teórica que está, hoje, subjacente à metodologia utilizada pela docente alfabetizadora. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida à luz do referencial qualitativo descritivo-interpretativo. Assim, foi aplicado questionário com uma professora da rede particular de ensino do município de Campina Grande-Paraíba. Dessa forma, concluímos que ao longo do exercício profissional a visão de alfabetização da professora foi mudando conforme o cenário educacional, ora mesclando os métodos de ensino, ora inserindo novas teorias de alfabetização. Observou-se também por meio do questionário aplicado que hoje a alfabetizadora tem um conhecimento teórico mais aprofundando que orienta as práticas de alfabetização em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Alfabetização: como os docentes alfabetizaram e alfabetizam as crianças no contexto atual | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDFC-PDF - ROSSANA SILVA ARAÚJO.pdf | 8.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.