Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12143
Título: | Desafios de docentes negros na escola |
Autor(es): | Silva, Janeildo dos Santos |
Palavras-chave: | Análise do discurso Educação - diversidade Discriminação étnico-racial Professor |
Data do documento: | 2-Nov-2016 |
Resumo: | No Brasil, a educação travou diversos embates para se consolidar como um meio de desenvolvimento institucional e colaborativo da sociedade e, através destes variados processos, o corpo estrutural da educação brasileira tomou diversos rumos. Nosso objetivo é compreender como, no cotidiano do espaço escolar, o(a) professor(a) negro(a) vive experiências de racismo e preconceito. Nosso referencial tomou por base os estudos de Saviani (2005), Tardif (2003), Silva (2005) e Gomes (2003). O percurso metodológico foi construído através de um estudo descritivo e exploratório do tipo relato de experiência, pautado em entrevistas semiestruturadas com profissionais educadores(as) negros(as) das séries inicias no município de Campina Grande-PB. Fez-se a análise dos dados utilizando-se a metodologia de Análise de Discurso. Compreendeu-se que faz-se mister refletir sobre o fazer do(a) docente negro(a), um dos atores principais do processo de conscientização/ sensibilização na escola. Conclui-se com discussões e relatos fiéis de racismo e preconceito preconizados ao longo da História e perpassados para o cotidiano escolar. |
Descrição: | SILVA, J dos S. Desafios de docentes negros na escola. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12143 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDFC-PDF - JANEILDO DOS SANTOS SILVA.pdf | 10.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.