Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12145
Título: O arquivo: da metáfora do cotidiano à metáfora literária
Autor(es): Neves, Benilde Cassandra
Palavras-chave: Crítica literária
Teoria literária
Semântica cognitiva
Literatura brasileira
Data do documento: 12-Dez-2016
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise crítica discursiva das metáforas do conto ―O arquivo‖ (1972), de Victor Giudice, sob a ótica da Semântica Cognitiva e dos estudos do discurso. Parte do uso da ―metáfora do cotidiano‖, apresentada por Lakoff e Johnson (1979), para a metáfora literária em prol da compreensão do seu uso no conto estudado. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa/bibliográfica/documental tendo como aporte teórico o modelo proposto por Lakoff e Johnson na obra ―Metáforas da vida cotidiana‖ (1979), que postula a construção da metáfora não apenas como um recurso linguístico, mas, de fato, como produto da cognição humana que se manifesta no pensamento e na ação, a partir de uma tipologia de caráter conceitual proposta pelos autores ao afirmarem que tanto a forma que pensamos quanto nossas ações são de natureza metafóricas. As metáforas, sobretudo as do tipo orientacional e as literárias foram a base para este estudo, em que foi constatado que as condições de produção e interpretação crítico-sociais do texto em questão, o insere no cotidiano como uma metáfora literária. Essa pesquisa possui significativa importância para a compreensão do uso da metáfora tanto no cotidiano quanto no contexto literário, demonstrando que elas convivem harmonicamente no contexto do conto analisado.
Descrição: NEVES, B. C. O arquivo: da metáfora do cotidiano à metáfora literária. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12145
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - BENILDE CASSANDRA NEVES.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.