Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12151
Título: Análise das principais causas de manifestações patológicas em João Pessoa-PB: Classificação e prevenção
Autor(es): Gomes, Bruno Menezes da Cunha
Palavras-chave: Patologias
Reclamações
Sistema de Qualidade
Data do documento: 1-Nov-2016
Resumo: A população brasileira está cada vez mais concentrada nas cidades, com isso, os números de edifícios crescem ao passo que aumentam a reclamação de moradores sobre problemas patológicos encontrados em edifícios recém-construídos. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo realizar o levantamento das principais causas de patologias encontradas na construção civil, dando ênfase às anomalias que os moradores de edifícios residenciais encontram no período pós-ocupação. Por conseguintes, foram estabelecidas as medidas preventivas pós-entrega das obras e analisado os sistemas de qualidade que as construtoras que este estudo avaliou adotaram. Quanto à metodologia do estudo podemos classifica-lo, em relação à forma de abordagem como quantitativo-descritivo, já que em parte da pesquisa é feito um levantamento de variáveis numéricas junto a duas construtoras situada em João Pessoa, com finalidade de saber quais as anomalias mais encontradas em edificações e em outro momento é feito o levantamento de informações para descrever os métodos utilizados para prever tais patologias. Como resultado da pesquisa, observa-se que grande parte das patologias estão relacionadas com: projetos, materiais, execução, utilização e outras variáveis, sendo que, a fase de execução é maior responsável por tais danos, muitas vezes ocasionadas pela sobrecarga de trabalho dos operários da construção civil e a falta de sistemas de qualidade.
Descrição: GOMES, Bruno Menezes da Cunha. Análise das principais causas de manifestações patológicas em João Pessoa-PB: Classificação e prevenção. 2016. 13p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12151
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Bruno Menezes da Cunha Gomes.pdf717.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.