Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12174
Título: Um olhar sobre a personagem negra em Amanhecer Esmeralda de Ferréz
Autor(es): Silva, Deyse Souza
Palavras-chave: Literatura Infantil
Personagens afro-brasileiros
Amanhecer Esmeralda
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho traz a importância da Literatura Infantil Afro-Brasileira na formação indentitária da criança. Trata-se de um estudo sobre a origem da Literatura Infantil e como esta influencia na formação da criança. Respectivamente, serão apresentados os estágios psicológicos da criança de acordo com a literatura. Num segundo momento, parte essencial do trabalho, será abordado um estudo sobre a Literatura Infantil Afro-brasileira, como os autores apresentavam e apresentam as personagens negras em suas obras literárias, e como este tipo de arte pode ser primordial na formação da identidade da criança. O objetivo principal deste trabalho é uma análise, do livro Amanhecer Esmeralda, do autor Ferréz, que mostra em sua obra uma valorização da personagem negra, buscando desenvolver na criança uma maneira de respeitar o outro, a partir de suas diferenças. Manhã é uma menina pobre e negra, com condições não muito boas, contudo surgem pessoas em sua vida que conseguem mudar totalmente a vida da garota e até mesmo do bairro em que mora. Não é por ter a pele negra que alguém é inferior ao outro. O livro mostra perfeitamente que a pessoa negra deve ser respeitada e valorizada. Serão destacados, no decorrer do trabalho, dois livros, Xixi na Cama, de Drumond Amorim e Negrinha de Monteiro Lobato, que apresentam personagens sendo tratados com diferença, desrespeito e abandono. Para tal estudo, usaremos alguns teóricos como Aramovich (1991), Cademartori (1986), Coelho (2000), Machado (2008), Jovino (2006), Frantz (2001).
Descrição: SILVA, D. S. Um olhar sobre a personagem negra em Amanhecer Esmeralda de Ferréz. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12174
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deyse Souza Silva.pdfDeyse Souza Silva702.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.