Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12175
Título: A contribuição da música Afro-brasileira para a construção de identidade na educação infantil
Autor(es): Andrade, Annielly da Silva
Palavras-chave: Música
Lei 10.639/2003
Educação infantil
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho tem por finalidade mostrar a importância da música para educação infantil e o resgate dos valores afrodescendentes presentes na sociedade brasileira. As atividades lúdicas servem de ferramenta de incentivo para a criatividade das crianças, tendo o poder de facilitar tanto o progresso de sua personalidade, quanto de funções psicológicas, intelectuais e morais. Com a obrigatoriedade da Lei 10.639/2003, o ensino de conteúdos referentes à História e Cultura afro-brasileira e africana em toda a grade curricular e, assim também como a Lei 11.769/08 que faz da música uma disciplina obrigatória que deveria estar no currículo escolar desde 2012, tornando necessário propor metodologias de ensino musical que atendam a referida lei, assim chega-se a conclusão de que a música pode auxiliar no trabalho pedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas de conhecimento, e que a música é sim uma forma eficaz de atender a esse apelo, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do ser. Para realização desta monografia, fizemos uma pesquisa de cunho bibliográfico, no qual utilizamos fundamentação teórica de Freire (1992), Merrian (1964), Silva (2013), entre outros que discorre sobre as questões raciais e sobre o uso da música como suporte para essa temática.
Descrição: ANDRADE, A. da S. A contribuição da música Afro-brasileira para a construção de identidade na educação infantil. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12175
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Annielly da Silva Andrade.pdfAnnielly da Silva Andrade341.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.