Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12176
Título: As relações étnico-raciais no cotidiano escolar: reflexões a partir de uma Escola Pública do município de Pilões/PB
Autor(es): Silva, Eduarda Plácida de Souza
Palavras-chave: Relações Étnico-raciais
Escola
Identidade
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as relações étnico-raciais no cotidiano escolar, tentando compreender de que forma as ações que perpassam este ambiente de socialização, como o racismo, práticas discriminatórias, refletem no processo de construção da identidade da criança negra. Pois é fato que a educação no Brasil, sempre aconteceu de forma desigual, direcionando sua prática a cultura eurocêntrica, práticas essas presentes até os dias atuais. O tema em questão foi analisado por meio de uma pesquisa bibliográfica, baseando-se também nos resultados de uma pesquisa de campo, com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública na cidade de Pilões/PB. O estudo apresentado demonstra o quanto ainda é forte e presente os padrões da cultura eurocêntrica, contribuindo para negação da identidade das crianças negras, prejudicando sua autoestima, comprometendo sua relação com o outro e com o mundo que o cerca. A partir da pesquisa podemos perceber como são silenciadas questões que envolvem a temática étnico-racial no contexto escolar, ficando claro também a falta de conhecimento da Lei 10.639/03, a qual torna obrigatório o ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica, lei essa que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), tendo como objetivo principal o de promover uma educação na qual se reconheça e valorize a diversidade, valorizando as origens do povo brasileiro, como também a construção e o fortalecimento da identidade negra.
Descrição: SILVA, E. P. de S. As relações étnico-raciais no cotidiano escolar: reflexões a partir de uma Escola Pública do município de Pilões/PB. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12176
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduarda Plácida de Souza Silva.pdfEduarda Plácida de Souza Silva5.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.