Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12193
Título: Educação das relações étnico-raciais na infância e a prática do professor/a
Autor(es): Oliveira, Alissandra Cristiane da Silva
Palavras-chave: Preconceito
Racismo
Educação infantil
Data do documento: 2015
Resumo: Esse trabalho traz um relato de experiência na Educação Infantil vivenciado na sala de Acolhimento do ProJovem Urbano na cidade de Guarabira, cujas metodologias foram a observação e participação, uma vez que, enquanto educadora cuidadora da Sala de Acolhimento, estava numa relação direta com alunos e professores dessa modalidade de ensino. Essa experiência despertou para uma reflexão a respeito da discriminação racial sofrida pelas crianças, discriminação essa que ocorre nos diversos segmentos sociais que a criança está envolvida, inclusive na escola. Sendo assim, a criança convive e assimila conceitos e padrões discriminatórios enraizados no meio social, sofrendo no cotidiano escolar os efeitos do preconceito por parte dos colegas e até de muitos profissionais da educação. Eis então a importância da formação do professor em educação étnico-racial, pois estando informado ele pode reconhecer os conflitos e intervir diante das atitudes preconceituosas.
Descrição: OLIVEIRA: A. C. da S. Educação das relações étnico-raciais na infância e a prática do professor/a. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12193
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alissandra Cristiane da Silva Oliveira.pdfAlissandra Cristiane da Silva Oliveira5.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.