Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Kaline Lino | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T19:21:02Z | - |
dc.date.available | 2017-02-01T19:21:02Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 808.068 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12205 | - |
dc.description | SILVA, M. K. L. Literatura infantil e construção da identidade da criança negra: relato de experiência. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta algumas considerações acerca da literatura infantil no Brasil, trazendo um breve estudo sobre suas origens e evoluções, referente à representação dos personagens negros e as obras de Monteiro Lobato até os escritores que vieram posteriormente e um relato de minha experiência com personagens negras na turma da Educação Infantil. Teve como objetivo geral,refletir a importância da literatura infantil com personagens negros como um recurso pedagógico que contempla a diversidade cultural e étnica e como um recurso importante na construção da identidade, bem como na autoestima da criança negra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo com o intuito de investigar como estava sendo trabalhada a literatura infantil na prática pedagógica da professora do Infantil IV, na Escola Municipal Carlos Martins Beltrão, localizada na cidade de Alagoinha-PB. Os instrumentos que fundamentaram o trabalho foram obtidos através de uma pesquisa documental voltada para a educação étnico-racial, dentre eles: a Lei Federal 10.639/03; a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Infantil e as Orientações Curriculares e as Expectativas de AprendizagemÉtnico-Racial para a Educação Étnico Racial na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. E uma pesquisa bibliográfica dentre os autores: Andrade (2005), Cavalheiro (2000), Castilho(2004), Gomes(2002), Jovino(2006), Lajolo(1988), entre outros.A partir dos dados coletados constatamos a importância de trabalhar na Educação Infantil, com livros de literatura infantil afro-brasileira,no sentido de apresentar uma proposta de superação de práticas eurocêntricas carregadas de preconceito e discriminação racial em relação aos negros e poder contribuir para a construção da identidade e a autoestima da criança negra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Cristina Marinho Lúcio | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Personagens negros | pt_BR |
dc.subject | Criança negra | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil e construção da identidade da criança negra: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Kaline Lino Silva.pdf | Maria Kaline Lino Silva | 100.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.