Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12207
Título: Do terreiro para a escola: a Lei 10.639/2003 e a abordagem das religiões afro-brasileiras na sala de aula
Autor(es): Gonçalves, Edna Oliveira
Palavras-chave: Lei 10.639/2002
Religiões afro-brasileiras
Prática pedagógica
Data do documento: 2015
Resumo: Após mais de uma década da promulgação da Lei nº. 10.639/2003, que estabeleceu o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todas as modalidades do ensino básico com obrigatoriedade, muita coisa ainda há para avançar. A começar pela sua própria implementação e efetivação nas instituições escolares. Falar de cultura afro-brasileira e africana sem abordar sua religiosidade não é possível, tendo como norte uma educação que contemple de forma afirmativa os signos culturais afro-brasileiros. Este trabalho surgiu a partir da necessidade de dar visibilidade ao universo das religiões de matrizes africanas dentro do currículo escolar como elemento imprescindível da cultura afro-brasileira e Africana, no intuito de romper a imensa barreira que cobre de preconceitos todo elemento cultural que remete ao negro. O presente estudo teve por objetivo central analisar as formas de apropriação das religiões afro-brasileiras na sala de aula do ensino regular, apontando a efetivação, ou não, da lei 10.639/2003 e seus desdobramentos. O campo da pesquisa foi o ensino regular, professores e alunos, no seguimento do Ensino Fundamental II, anos/séries de 6º e 9º anos do turno matutino da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Aprígio, localizada no município de Mamanguape/Paraíba.
Descrição: GONÇALVES, E. O. Do terreiro para a escola: a Lei 10.639/2003 e a abordagem das religiões afro-brasileiras na sala de aula. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12207
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edna Oliveira Gonçalves.pdfEdna Oliveira Gonçalves1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.