Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12213
Título: Filiação por adoção: Do desejo que se produz discurso
Autor(es): Oliveira, Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de
Palavras-chave: Adoção
Desejo
Psicanálise
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: A prática da adoção é instituição antiga que perpassa sobre a história da humanidade. No Brasil, é assegurada pela Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, que por meio da adoção, busca resguardar e garantir o direito da criança ao bem-estar e ao convívio com a família e com a comunidade. Nessa perspectiva, o presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, realizada com dez casais inscritos em processo de Adoção da Vara da Infância e da Juventude de Campina Grande-PB. No presente estudo, apropriou-se da perspectiva teórica da psicanálise, partindo da compreensão de que todo sujeito é adotado no desejo dos pais que o escolhe, elege e o nomeia. No decorrer do estudo, foram feitas algumas explanações sobre a história da infância, a adoção no ECA e em seguida, foi discutido sobre o desejo da mãe e a função do pai na constituição subjetiva do sujeito e ainda, sobre o desejo na adoção. Para a análise dos dados colhidos, utilizamos a análise do discurso pautado na ética da psicanálise em Freud e Lacan, visando privilegiar o significante repetido nas falas. Verificou-se que muitos significantes foram atribuídos a este desejo particular da adoção, perpassando sobre questões peculiares dos pares. Foram elucidados discursos por meio dos quais foi possível lançar discussões sobre o feminino, bem como sobre a esterilidade e infertilidade que perpassaram em alguns discursos,embora assumindo um lugar singular na história de cada sujeito e na sua relação com o par. Tendo em vista que não se buscou obter resultados passíveis de generalizações, a singularidade que permeou cada discurso é prova irrefutável do quão o único fator comum a todos estes casais do estudo é que são sujeitos candidatos à adoção e submetidos à leis jurídicas.
Descrição: OLIVEIRA, P. A. B. A. de. Filiação por adoção: Do desejo que se produz discurso. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12213
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de Oliveira.pdfPDF - Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de Oliveira496.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.