Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12222
Título: A compreensão de alunos surdos sobre temperatura e calor: A descrição de uma ação usando experimentos
Autor(es): Farias, Júlio Cézar da Silva Ramos
Palavras-chave: Ensino de Física
Educação inclusiva
Temperatura
Calor
Surdos
Data do documento: 28-Jun-2016
Resumo: A educação inclusiva no Brasil vem crescendo nos últimos anos, mas ainda se encontra uma grande dificuldade para integrar alunos surdos na rede regular de ensino, seja ela particular ou pública. Essa dificuldade aumenta quando a disciplina a ser lecionada relaciona -se à ciência de uma forma geral. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, discutem-se como alguns fenômenos e conceitos físicos, tais como “temperatura” e “calor” podem ser abordados e apresentados a alunos surdos. As aulas foram ministradas por um professor surdo que utilizou experimentos como uma estratégia para propiciar a aprendizagem desses conceitos aos alunos surdos, além de enriquecer o vocabulário desses alunos com sinais específicos para os conceitos de temperatura e calor. Ademais se buscou promover a interação dos alunos surdos com esta área da Física, o que favoreceu para uma compreensão mais concisa dos fenômenos e conceitos já evidenciados. O objetivo principal foi o de buscar identificar quais as possíveis dificuldades encontradas pelo grupo de alunos surdos, participantes da pesquisa, a respeito dos conceitos em tela. Como objetivo secundário buscou-se despertar nos alunos o interesse pelo estudo de temas associados à ciência e tecnologia.
Descrição: FARIAS, J. C. da S. R. A compreensão de alunos surdos sobre temperatura e calor: A descrição de uma ação usando experimentos. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12222
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlio Cézar da Silva Ramos Farias.pdfPDF - Júlio Cézar da Silva Ramos Farias899.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.