Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12226
Título: Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo dos gases com ênfase no enfoque CTSA
Autor(es): Fernandes, Carla Cristina Nunes de Souza
Palavras-chave: Ensino de Química
Metodologias de ensino
UEPS
Aprendizagem significativa
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: O ensino de Química nos dias atuais está cada vez mais se inovando e exige que os professores possam incorporar em seus planejamentos novas propostas metodológicas de ensino e a utilização de uma diversidade de recursos didáticos pedagógicos com objetivo de tornar as aulas de Química atrativas, dinâmicas e motivadoras para gerar uma aprendizagem significativa nos estudantes e minimizar as dificuldades de aprendizagem reportadas na literatura científicada área. Nesse sentido, o trabalho com a elaboração e aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), se configuram como propostas didáticas que podem contribuir para atingir tais objetivos educacionais. Essas propostas tomam como base um conjunto de teorias cognitivas de aprendizagem, cujo objetivo é gerar uma aprendizagem significativa, partindo da premissa, aquilo que o indivíduo já traz como conhecimento prévio. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de gases com ênfase no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade- Meio Ambiente, com alunos do 2º ano de uma escola pública do Município de Massaranduba-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 33 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Massaranduba-PB. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários para avaliação do ensino de química e da proposta didática apresentada. Também foram elaborados mapas conceituais para diagnosticar quais os conceitos que os estudantes assimilaram na aplicação da UEPS. Na análise dos questionários, buscou-se representá-los em gráficos para as questões de múltipla escolha e nas questões abertas, utilizou-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Nos mapas conceituais buscou-se diagnosticar indícios de aprendizagem significativa. Nesse sentido, os dados foram interpretados e analisados a luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém é perceptível que tal instrumento trabalhado após a aplicação da UEPS foi de grande importância, uma vez que os estudantes conseguiram apresentar nestes mapas, alguns conceitos que foram assimilados durante a aplicação da UEPS. Além disso, a proposta contribuiu para despertar interesse e motivação dos estudantes pelo estudo dos gases.
Descrição: FERNANDES, C. C. N. de S. Construção e avaliação de uma Unidade de Ensino potencialmente significativa para o estudo dos gases com ênfase no enfoque CTSA. 2015. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12226
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Cristina Nunes de Souza Fernandes.pdfPDF - Carla Cristina Nunes de Souza Fernandes1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.